quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As Células Estaminais Embrionárias

Em que consistem?



As células estaminais embrionárias são as células com grande capacidade de proliferação que permitem o desenvolvimento de um organismo no seu estado embrionário.


Ao longo da embriogénese as células possuem diferentes graus de potensialidade em originar determinados tipos de células, ou seja, ao longo do período de gestação (gravidez) as células vão perdendo a capacidade inicial de se diferenciarem em todos os tipos de célula e vão apenas poder diferenciar-se em células de um determinado tecido do corpo.



Vejamos:
  • Até ao 6º dia de desenvolvimento embrionário, todas as células são indiferenciadas e possuem todos os potenciais para formar todos os tipos de células do nosso corpo - células estaminais totipotentes. Estas células constituem, ao 6º dia de gestação, o blastocisto.
  • Depois de formado o blastocisto, dá-se a sua divisão em dois tipos de células, as do botão embrionário, que darão origem ao embrião, e as células do trofoblasto, que darão origem á placenta. Nesta fase, as células deixam de ter potencialidade de se diferenciarem em todos os tipos de células, já que ficam destinadas a apenas determinados tecidos do organismo -  passam a designar-se de pluripotentes.
  • Depois de várias divisões mitóticas do embrião que constituem o primeiro processo do desenvolvimento embrionário e após a nidação ocorre a morfogénese. Neste fase existe, no embrião, um serie de movimentos celulares, levando á formação de três tipos de camadas celulares pluripotentes ( mesoderme, endoderme e ectoderme) que darão origem a diferentes tipos de células do organismo.
  • Ao longo da gestação, ocorre a diferenciação das células em diferentes tecidos do organismo, pelo que as células estaminais embrionárias vão-se especializando em determinados tipos de células de tecidos de determinado orgão - passam a chamar-se multipotentes.
Deste modo entendemos que ao longo do desenvolvimento embrionário, existe um gradual diminuição do número de tipos de células em que elas se podem diferenciar . Existe assim uma maior importancia em estudar células estaminais embrionárias pois possuem diversas potencialidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário